6/11/2013

Revistas

Vi ontem no site BOL uma notícia que dizia que a versão nacional da revista "Playboy" corre risco de ser cancelada até o final do ano, numa ação de contenção de despesas da Editora Abril. Não sei se o cancelamento irá mesmo ocorrer, mas se vier será em parte por causa da internet(que oferece um número absurdo do tipo de fotos que são o carro-chefe da publicação) e também por uma queda na qualidade da revista.



Estou sempre de olho nas bancas, e nos últimos anos a revista apresenta em sua maioria ex-BBBs em suas capas, o uso exagerado do "Photoshop" tirou a graça da maioria das imagens e chega a ser irritante o número de páginas de anúncios não apenas na Playboy, mas também em outras revistas, como a "VIP" e as semanais("Veja", "Época", etc.). O preço destas publicações nunca é inferior a 10 reais, e o material oferecido não chega nem perto de valer este investimento.



Nunca comprei a Playboy regularmente(tenho pouquíssimas edições), mas lamento esse possível desaparecimento da revista por causa do seguinte aspecto: pelo jeito que as coisas vão, os lançamentos físicos(no papel) estão perdendo terreno cada vez mais rápido para o mercado digital. Incompetência, sem dúvida, das editoras, pois revistas com bom conteúdo nunca iriam deixar de ser vendidas.



De acordo com minhas fontes, curiosamente, os mangás e revistas de super-heróis estão em alta no momento, o que pode ser comprovado pela grande diversidade de gibis que chegam às bancas mensalmente. A boa qualidade das HQs em venda no Brasil atualmente justifica este sucesso de vendas, e fica a torcida para que as demais publicações(as que eu não compro e as que compro às vezes, como "Placar" e "Superinteressante") possam adequar-se a este novo mundo em que vivemos(onde todos produzem informações, nos blogs e redes sociais) e sobrevivam. Pois será triste ver uma cidade que não tenha as boas e velhas bancas de revistas e jornais.



* Voltando a falar da Playboy, a revista estreou no Brasil em agosto de 1975, e no curioso site do link abaixo estão disponíveis quase todas as capas da revista:

http://www.reidaplayboy.com/index.php

No comments: