8/19/2011

Conflitos...

"Padre afirma que não há conflitos entre a Igreja e a existência de ETs

"Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra", diz a Bíblia Sagrada em seu 24º verso sobre a criação do universo. Mas se as 'feras da terra' foram criadas, o que dizer sobre as feras de fora do planeta que vivemos? Essa é uma suspeita que sempre fez cócegas na orelha de todo estudioso do livro sagrado.

Mas segundo o padre José Funes, diretor do Observatório do Vaticano, ''não há conflitos entre a existência de ETs e a Igreja'', pois além do homem, a "imagem e semelhança do criador", no livro sagrado. "Outros seres podem ter sido criados com diferentes aparências, mas também abrigando a natureza espiritual de Deus".

Em entrevista ao jornal 'O Globo', o padre e astrônomo argentino seguiu o caminho aberto por Albert Einstein e defendeu o diálogo entre a Igreja e a ciência, destacando que não necessariamente teorias como o Big Bang e o Gênesis se contradizem.

"É preciso estarmos atentos à linguagem, ao contexto e às culturas. A Bíblia não é um livro de ciência. Então, se estamos procurando uma explicação científica para o início do Universo, não vamos achar na Bíblia [...] Os autores da Bíblia foram inspirados por Deus para comunicar uma mensagem religiosa e não uma mensagem científica", destacou.

Funes ainda lembrou da imensidão do Universo e lembrou da limitação do papel da religião em relação ao avanço da ciência:

"Vivemos em um Universo com centenas de bilhões de galáxias [...] então é possível que haja vida lá fora no Universo. Não há conflito entre a possibilidade de existência de vida extraterrestre e a doutrina da Igreja. Temos que fazer mais pesquisas, pois até o momento não temos provas da existência de vida fora da Terra. A Igreja encoraja essas pesquisas e não podemos fazer mais que isso", completou o padre ao 'O Globo'.

Fica aí o exemplo pra toda a comunidade religiosa, que tem dado os seus intensos pitacos nas decisões políticas e científicas de muitos países laicos mundo afora: "Não vejo contradição entre fé e ciência, pois a verdade é uma só. Creio que as duas ajudam e apóiam uma a outra. Claro que cada uma tem sua própria linguagem, método e perspectiva, mas podemos aprender da diversidade entre as duas. Houve conflitos no passado e provavelmente teremos conflitos no futuro, mas podemos superar esses conflitos com o diálogo."

(Fonte: http://mtv.uol.com.br/memo/padre-afirma-que-nao-ha-conflitos-entre-a-igreja-e-a-existencia-de-ets)

No comments: