5/21/2006

Final da Copa BR


Flamengo e Vasco vão fazer a Final da Copa Br. É a grande chance do Flamengo conseguir, de uma só vez, derrotar o seu maior rival e chegar na Libertadores de 2007. Palpites: 4 x 1 no 1º jogo e 2 x 0 no 2º.





18/05/2006
Fla 'exorciza fantasma' e é finalista da Copa do Brasil
(UOL Esporte)


Dois anos depois de viver o seu "Maracanazo", ao perder para o Santo André a final da Copa do Brasil de 2004, o Flamengo, de certa forma, "exorciza" o fantasma que o assombrou. Nesta quinta-feira à noite, a equipe venceu o Ipatinga, sensação mineira, por 2 a 1, no Maracanã, chegando a mais uma final do torneio.Será a quinta decisão de Copa do Brasil que o clube alcança em sua história. Dessa vez, lutará para que o desfecho seja diferente das três últimas, quando perdeu para Grêmio (1997), Cruzeiro (2003) e Santo André.

Contudo, nenhum vice-campeonato foi mais sentido do que o de dois anos atrás, quando em pleno Maracanã lotado e jogando pelo empate o time rubro-negro foi surpreendido e derrotado por 2 a 0 para o Santo André, que calou no estádio a maior torcida do Brasil.O temor dos quase 45 mil flamenguistas que empurraram o time esta noite era o de nova "tragédia". Medo que ficou ainda maior quando Camanducaia abriu o placar para o Ipatinga. Marcelinho, que jogou no lugar do suspenso Leonardo Moura, empatou, mas o time mineiro teve ótimas chances de chegar ao segundo gol na etapa inicial."A gente podia ter liquidado o jogo no primeiro tempo. Mas perdemos muitas chances e o Flamengo aproveitou as duas que teve", lamentou o zagueiro mineiro Teco. Jogando com seriedade e sem o clima de oba-oba de 2004, o Fla, mesmo levando mais alguns sustos, se impôs na etapa complementar e virou o jogo com gol de Renato."O Maracanã hoje [quinta] era todo rubro-negro. A torcida do Flamengo está sempre junta da gente nas fases boas e ruins e hoje foi o nosso 12° jogador", vibrou o meia Renato.Classificado, o Flamengo só pensará em Copa do Brasil em julho, pois a final só será disputada depois da Copa do Mundo, nos dias 19 e 26. Até o início de junho, o time se concentra no Brasileiro e neste domingo encara o Cruzeiro, no Mineirão, pela sexta rodada do certame.Já o Ipatinga, coqueluche do torneio após ter eliminado Botafogo e Santos, campeões estaduais do Rio e de São Paulo, respectivamente, agora voltará as suas atenções para o segundo semestre.Pois é somente depois do meio do ano que o time jogará a Série C do Brasileiro. Até lá, é bem provável que a diretoria tenha que reforçar o elenco, já que a boa campanha fez com que vários jogadores saíssem do clube e muitos outros estejam na mira de grandes equipes brasileiras. O jogoLogo aos 10min de jogo o Ipatinga conseguiu neutralizar a vantagem rubro-negra no confronto. Camanducaia aproveitou vacilo de Renato Silva - que cortou errado bola na direção de sua área - e chutou cruzado para vencer Diego.
INÉDITA
O futebol do Rio de Janeiro já garantiu o fim de uma incômoda série. Nos últimos três anos, clubes do estado chegaram à final da Copa do Brasil e não conseguiram vencer.O Flamengo perdeu o título em 2003 e 2004, para Cruzeiro e Santo André, respectivamente, enquanto o Fluminense caiu diante do Paulista no último ano.Agora, com Vasco e Flamengo na final, o Rio de Janeiro tem o título do torneio garantido, algo que só havia acontecido com uma vez, com a equipe rubro-negra, em 1990.Esta será a primeira vez que a Copa do Brasil, que chegou à 18ª edição, será decidida por um duelo estadual.O gol sofrido imediatamente acarretou em uma briga na arquibancada entre torcedores do Flamengo. Contudo, a revolta foi amenizada aos 14min, quando Marcelinho, em um lance de persistência, chutou duas vezes dentro da área para empatar.A etapa seguiu sendo disputada em ritmo acelerado e com os visitantes melhores em campo. Com o Flamengo errando muitos passes e cometendo algumas faltas desnecessárias, o Ipatinga, com bom toque de bola, se impôs.E Camanducaia teve duas excelentes chances de desempatar aos 31min e aos 41min, mas desperdiçou ambas sozinho na área. Na primeira tentativa chutou para fora e, na segunda, mandou em cima de Diego."Não estamos jogando o que jogamos nas últimas partidas. Temos que voltar melhor para o segundo tempo, porque isso aqui vale classificação para a final", disse o goleiro Diego na volta do intervalo.Se não retornou apresentando um futebol vistoso, o Flamengo ao menos esteve mais disposto e buscou com mais freqüência o ataque. Contudo, os mineiros não amoleceram e seguiram ameaçando, tornando o jogo bastante movimentado.A primeira chance foi carioca, quando Juan bateu da entrada da área e obrigou Rodrigo Posso a espalmar, aos 17min. Mas, aos 21min, o goleiro mineiro não teve o que fazer, depois que Renato chutou cruzado ao receber bom passe de Jônatas na área.
FLAMENGO 100%
A vitória contra o Ipatinga manteve o Flamengo com 100% de aproveitamento como mandante na Copa do Brasil de 2006. Com o triunfo, o time rubro-negro coleciona cinco triunfos no Maracanã e, além de derrotar os mineiros, bateu também o Asa-AL (2 a 1), ABC-RN (4 a 0), Guarani (5 a 1) e Atlético-MG (4 a 1).Em desvantagem, o técnico Nei Franco, aos 31min, colocou de uma só vez três jogadores ofensivos em campo: Gustavinho, Cristian e Eraldo, tirando Marinho Donizete, Jaílton e André. Aos 35min, Dênis entrou cara a cara com Diego e perdeu gol feito, com o goleiro salvando com os pés.Depois disso, o Ipatinga seguiu pressionando, mas o Flamengo, com o apoio de sua torcida, suportou a pressão e garantiu a vaga na decisão.


FLAMENGODiego; Marcelinho, Renato Silva, Fernando e Juan; Léo, Júnior, Jônatas (Ronaldo Angelim) e Renato; Vinícius (Diego Souza) e ObinaTécnico: Waldemar Lemos

IPATINGARodrigo Posso; Dênis, Irineu, Teco e Marinho Donizete (Cristian); Paulinho, Leandro Salino, Jaílton (Eraldo) e Enrico; Camanducaia e André (Gustavinho) Técnico: Ney Franco

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes (Fifa-SP)Auxiliares: Ana Paula Oliveira (Fifa-SP) e Erich Bandeira (PE)
Cartões amarelos: Renato (F), Léo (F), Diego Souza (F), Diego (F), Enrico (I)Gols: Camanducaia, aos 10min, Marcelinho, aos 14min do primeiro tempo; Renato, aos 21min do segundo tempo

No comments: