9/09/2012

X-Men x Proteus

Falo neste post sobre mais uma sequência clássica de histórias dos X-Men: "A Saga de Proteus". A aventura foi publicada originalmente nas edições 125 à 128 de "Uncanny X-Men" e, aqui no Brasil, saiu em "Superaventuras Marvel"(Abril) 20, 21 e 23, "Marvel Saga"(Abril) 3 e "X-Men Edição Histórica"(Mythos) Vol. 2. Importante lembrar que apenas o gibi da Myhtos trás a versão integral da história, com detalhes como o crescimento da influência de Jason Wyngarde sobre Jean Grey, que seriam explorados na saga seguinte, que mostra o surgimento da Fênix Negra.















Criada pela dupla John Byrne e Chris Claremont, "A Saga de Proteus" mostra os X-Men enfrentando um perigoso mutante com poderes de alteração da realidade. Proteus, ou Mutante X, é filho de Moira MacTaggert e vivia preso em uma cela na Ilha Muir, no Centro de Pesquisas Genéticas comandado por sua mãe. O mutante é um ser de energia e, por isso, precisa possuir corpos, que são rapidamente consumidos por ele. Além dessa necessidade de ficar trocando de hospedeiros constantemente, sua única fraqueza é ser vulnerável à metais.














Após sair de sua cela, Proteus ruma para Edimburgo, capital da Escócia, onde reside seu pai, Joe(um político), com a intenção de matá-lo. O vilão deixa uma trilha de corpos pelo caminho e, mesmo sendo confrontado diversas vezes pelos X-Men, consegue atingir seu objetivo. Possuindo o corpo do pai, Proteus fica mais forte do que nunca e passa a atacar a cidade.














Os X-Men conseguem afastá-lo dos inocentes e, mesmo a contragosto, percebem que Proteus só pode ser detido com a morte. Uma série de poderosos ataques de Wolverine, Fênix, Ciclope, Destrutor e Colossus consegue destruir o corpo de Joe MacTaggert, fazendo com que Proteus fique sem um hospedeiro. Desesperado, o vilão tenta possuir Moira, mas é detido por Colossus, que desfere o golpe final e, graças à sua forma metálica, consegue dar um fim à existência da criatura.













A equipe dos X-Men mostrada aqui era formada por Ciclope, Colossus, Fênix, Wolverine, Noturno, Tempestade e Banshee(que estava sem poderes). No combate à Proteus, o grupo é ajudado por Homem Múltiplo, Destrutor e Polaris, 3 mutantes que então viviam na Ilha Muir.

Esta pequena(no número de edições) saga foi mais um acerto da dupla Byrne e Claremont, e apresentava alguns dos conceitos que viriam a ser explorados por vários outros criadores que trabalharam com os X-Men: a rivalidade entre Ciclope e Wolverine, o amor pela vida de Tempestade(que poupa até mesmo abelhas criadas por Proteus da morte) e a prática liderança de Scott(que, muitos anos depois, criou até mesmo um esquadrão de X-Men destinado à exterminar seus adversários).













Estes bons e descomplicados tempos dos X-Men não voltam mais, mas felizmente podem sempre ser revisitados em alguma das edições citadas no parágrafo inicial.

No comments: