No último dia 18 finalmente o filme dos Vingadores("The Avengers", 2012, Dur.: 142 min., Dir.: Joss Whedon) chegou em Rio Grande. A produção reúne os heróis que recentemente ganharam filmes de sucesso através do Marvel Studios: Homem de Ferro, Thor(Chris Hemsworth), Capitão América(Chris Evans) e Hulk. E, assim como nos gibis, o encontro dos maiores heróis da Terra em uma equipe mostrou ser um estrondoso e espetacular êxito.
Os Vingadores surgiram em 1963 e foram criados por Stan Lee e Jack Kirby, como uma resposta à Liga da Justiça, time da concorrente DC. Seu primeiro oponente nas HQs foi Loki, o Deus da Trapaça, que também é o adversário do grupo em sua chegada às telonas. Ao longo dos anos, a equipe teve entre seus integrantes grande parte dos maiores heróis da Marvel, viveu bons e maus momentos no que se refere à qualidade dos roteiros e recentemente é uma das séries que mais vende nos EUA e acredito que no Brasil também.
A primeira formação nos gibis tinha Vespa, Homem-Formiga, Hulk, Homem de Ferro e Thor. Estes 3 formam o núcleo principal do time cinematográfico, ao lado do Capitão América(outro dos pilares da equipe nas revistas). Completam a escalação vista nas telas o Gavião Arqueiro(Jeremy Renner) e a Viúva Negra(a musa Scarlett Johansson), que também são velhos conhecidos dos fãs de gibis.
No filme, os heróis são reunidos por Nick Fury(Samuel L. Jackson) para impedir que Loki(Tom Hiddleston) - em busca de vingança contra Thor - e suas tropas tomem controle da Terra. O estrelado elenco tem uma boa atuação, com destaque para o já clássico Homem de Ferro de Robert Downey Jr. e para Mark Ruffalo, muito bem como o novo Bruce Banner.
Alguns coadjuvantes dos filmes anteriores da Marvel marcam presença novamente, como Pepper Potts(Gwyneth Paltrow) e o Agente Coulson(Clark Gregg). Merece nota também a presença de Maria Hill(Cobie Smulders), personagem de destaque nas aventuras dos Vingadores e do Homem de Ferro nos últimos anos.
A batalha dos Vingadores contra os alienígenas Chitauri(que sáo trazidos à Terra através de um portal aberto por Loki, com a ajuda do poder do Tesseract(a.k.a. Cubo Cósmico)) pelas ruas e pelos céus de Nova York é incrível, e foi emocionante ver os heróis lutando em diferentes partes da cidade contra o Deus da Trapaça, os aliens e suas máquinas de guerra.
O filme tem tudo que um fã da Marvel poderia sonhar: quebras entre os heróis(alguns totalmente desnecessários, como de praxe), representações perfeitas dos poderes e características dos personagens, batalhas sensacionais contra os vilões e o bom humor característico da editora, apresentado na medida certa, com tiradas que fizeram todos no cinema caírem na risada.
Tirando uma ou outra cena ou situação, o filme é uma coleção de acertos, e tem vários momentos emocionantes, como quando o Aeroporta-Aviões da SHIELD alça vôo e alguns outros que não vou revelar para não tirar a graça de quem ainda não viu o filme. Na cena extra, um poderoso vilão cósmico da Marvel aparece, anunciando que o segundo filme será ainda mais grandioso.
A famosa frase "Avante, Vingadores!" não é dita no filme, mas nem precisou aparecer, pois quando o grupo parte para a batalha deve ter surgido nas mentes de todos, assim como ecoou na minha. Nota do filme: 9,5.
No comments:
Post a Comment