10/10/2010

Homem de Ferro 2

Muito bom o filme "Homem de Ferro 2"("Iron Man 2", 2010, Dir.: Jon Favreau, Dur.: 124 min.), que conseguiu ser melhor que o primeiro, adicionou novos elementos à franquia sem comprometer a história e está perfeitamente integrado ao universo dos outros filmes que o estúdio da Marvel está lançando.















Desta vez, Tony Stark(Robert Downey Jr., em ótima atuação) precisa enfrentar a concorrência de Justin Hammer(Sam Rockwell), os planos de vingança de Ivan Vanko(Mickey Rourke) e os efeitos colaterais do aparelho que o mantém vivo, que está aos poucos envenenando-o.

Do lado dos aliados, Stark continua a conturbada relação com Pepper Potts(Gwyneth Paltrow), que é promovida à presidente das Empresas Stark, cede uma de suas armaduras para o amigo James Rhodes(agora vivido por Don Cheadle), conhece Natasha Romanoff(Scarlett Johansson), uma agente da SHIELD que infiltra-se em sua empresa, e recebe uma providencial ajuda de Nick Fury(Samuel L. Jackson), que quer a participação do Homem de Ferro na equipe dos Vingadores que ele está organizando.

Graças à Fury, Stark entra em contato com um projeto de seu pai, Howard, e consegue criar uma fonte de energia que não o prejudica, como o paládio que estava em seu peito fazia. Do passado vem também a ameaça de Ivan Vanko, que quer a cabeça de Stark porque seu pai(Anton) - um cientista - foi deportado para a Rússia por causa do pai de Tony.

Usando a tecnologia desenvolvida por Howard e Anton, Ivan constrói uma poderosa arma, transforma-se no vilão Chicote Negro, tenta destruir o Homem de Ferro e, após falhar na primeira tentativa, une-se à Hammer para tentar acabar de uma vez por todas com Stark e sua companhia.















O filme tem cenas de ação espetaculares, e a minha favorita foi a primeira delas, o ataque do Chicote Negro à Stark na corrida de Fórmula-1. Numa sequência de tirar o fôlego, Vanko destrói vários carros e quase acaba com a vida de Stark, antes dele conseguir vestir a armadura, levada até ele numa maleta por Pepper e Happy Hogan(Jon Favreau). Sensacional!

Depois, a pancadaria com Rhodes quando Tony estava descontrolado graças aos efeitos do paládio também ficou legal, assim como o confronto contra os vários drones criados por Hammer e Vanko. E perfeito também ficou o embate final do Homem de Ferro - auxiliado por Rhodes(já vestido com a bela armadura do Máquina de Combate) - contra o Chicote Negro.

A musa Scarlett Johansson ficou perfeita como a Viúva Negra, que felizmente reaparecerá no filme dos Vingadores. A cena em que ela usa suas habilidades para derrotar os seguranças de Hammer ficou ótima. E, ainda falando da equipe que o Homem de Ferro ajudou à criar nas HQs, o filme presta uma "homenagem" ao Capitão América, e a cena escondida após os créditos serve de "preview" para o filme do Thor. É a Marvel quebrando tudo nos cinemas! Nota do filme: 9,5.

No comments: