
Muito bom o primeiro volume de "Os Fabulosos X-Men - Edição Definitiva", que trouxe as primeiras 23 edições do títulos dos X-Men, com histórias escritas por Stan Lee e Roy Thomas e desenhadas por Steve Ditko, Jack Kirby, Alex Toth e Werner Roth.


A primeira aventura(até então inédita no Brasil) apresentou o telepata Tad Carter, que - apesar de ser desconhecido - é um dos primeiros mutantes a serem apresentados nas HQs. Na sequência veio a edição 1 de "Uncanny X-Men", com as primeiras aparições do Professor Charles Xavier e seus pupilos: Ciclope(Scott Summers), Anjo(Warren Worthington III), Homem de Gelo(Bobby Drake), Fera(Hank McCoy) e Garota Marvel(Jean Grey).

A história focou na chegada de Jean à "Escola Xavier para Jovens Superdotados" e trouxe o primeiro duelo dos X-Men contra Magneto. As duas aventuras que vieram depois mostraram os X-Men lutando contra o teleportador Vanisher e o invulnerável Blob, que recusa um convite de Xavier para fazer parte do time.

Nas quatro edições seguintes, os X-Men encararam a Irmandade de Mutantes, equipe que era liderada por Magneto e contava com Groxo, Mestre Mental, Mercúrio e Feiticeira Escarlate. O primeiro duelo teve como cenário a nação de Santo Marco - que fora invadida pela Irmandade - e o segundo aconteceu no Asteroide M, a base espacial do Mestre do Magnetismo. Nesta ocasião os X-Men atuaram pela primeira vez sem seguir os comandos de Xavier, que fingiu perder os poderes para testar seus estudantes(que acabam saindo-se bem na "prova final" proposta por seu ardiloso mentor).


Magneto, então, tentou recrutar dois poderosos aliados para fazer parte de sua aliança mutante: Namor e Blob. As duas tentativas deram errado, mas geraram novos e bombásticos duelos entre a Irmandade e os X-Men. A história envolvendo Blob trouxe ainda a estreia do Cérebro(o detector de mutantes criado por Xavier) e mostrou a "formatura" dos X-Men no segundo grau. O Professor X resolveu ausentar-se por um tempo e deixou Ciclope como o líder da equipe.

A oitava edição trouxe os X-Men lutando contra Unus, o Intocável. O Fera - irritado com a forma preconceituosa com que os humanos tratam os mutantes - deixou o time por um tempo e foi praticar luta livre, mas voltou no final e cumpriu um papel essencial na derrota do vilão. Na trama seguinte os X-Men encontraram-se com os Vingadores e ajudaram o Professor Xavier a vencer um antigo inimigo: o batedor alienígena Lúcifer.

Em "Uncanny X-Men" 10 vieram as estreias de Ka-Zar e do tigre dentes-de-sabre Zabu. Os X-Men foram até a Antártida para localizar o selvagem e comprovar se ele era ou não mutante. Os jovens acabaram lutando contra os Homens do Pântano para salvar Jean Grey.

Na sequência tivemos a primeira aparição do Estranho, um poderoso alienígena que visitava vários planetas coletando espécimes mutantes para serem estudados em seu mundo. Após testemunhar mais uma batalha entre os X-Men e a Irmandade de Mutantes, o Estranho decidiu levar consigo a dupla Magneto e Groxo. Este foi o fim desta versão da Irmandade, pois o Mestre Mental foi transformado numa estátua pelo alienígena e os irmãos Mercúrio e Feiticeira Escarlate finalmente resolveram deixar a equipe.

A próxima história apresentou as origens do Professor X e de seu meio-irmão Cain Marko, o Fanático. O imparável vilão vai aos poucos passando por todas as defesas da mansão e só é revelado para os leitores na página final, quando fica cara a cara com os X-Men. A batalha entre o grupo e o Fanático tomou toda a edição seguinte, e os mutantes precisaram contar com a ajuda do Tocha Humana para conseguir vencer seu adversário.

As três aventuras seguintes mostraram os X-Men enfrentando pela primeira vez a ameaça dos Sentinelas, robôs destruidores de mutantes que foram construídos pelo antropólogo Bolívar Trask. As máquinas entram em ação mas logo em seguida saem de controle, atacam Trask, e declaram guerra contra toda a humanidade. No final, Trask sacrifica-se para destruir o Molde Mestre(gigante capaz de gerar mais Sentinelas) e assim impedir a criação de mais robôs assassinos. Estas histórias capricharam na ação e no texto, evidenciando todo o preconceito sofrido por Xavier e seus comandados.

A aventura seguinte trouxe o retorno de Magneto, que captura os X-Men - com exceção do Homem de Gelo, que estava recuperando-se das batalhas anteriores num hospital - e lança-os ao espaço dentro de um balão. Após curar-se, Bobby Drake volta à ativa e luta contra o Mestre do Magnetismo, dando tempo para que seus companheiros pudessem escapar da armadilha mortal criada por seu inimigo. No final Xavier conseguiu contatar o Estranho, que voltou à Terra para recapturar Magneto(que tinha roubado uma nave para fugir do planeta para onde fora levado pelo onipotente alienígena).

O inimigo que veio a seguir foi o Mímico(Calvin Rankin), que era capaz de imitar os poderes de qualquer superser que estivesse por perto. Depois, Unus e Blob disfarçaram-se como os X-Men e roubaram um banco para incriminar os jovens heróis. Os vilões foram manipulados por Lúcifer, que no passado foi o responsável por Charles Xavier ter perdido os movimentos nas pernas(elas foram esmagadas por um bloco de pedras lançado pelo vilão). Os X-Men acabaram derrotando Lúcifer mais uma vez, e ele foi enviado para o exílio pelo Ser Supremo de sua raça(que usava Dominus - um supercomputador operado por avançados robôs - para subjugar e controlar as populações dos planetas que invadiam).


As duas últimas histórias da revista trouxeram os X-Men enfrentando o Conde Nefária e cinco capangas superpoderosos: Homem-Planta, Espantalho, Porco Espinho, Enguia e Unicórnio. Nefária havia assumido o comando da organização criminosa Maggia, e pretendia roubar uma grande quantia da cidade de Washington e fazer dos mutantes seus aliados. Estes dois objetivos, é claro, foram frustrados pelo Professor X e seus pupilos.



