5/15/2025

A Saga do Superman 1

 


Bom o primeiro volume da coleção "A Saga do Superman", que publicou mais uma vez a minissérie em seis partes na qual John Byrne reformulou a origem do Homem de Aço após o evento "Crise nas Infinitas Terras". 



Byrne caprichou no material e, em cada número da minissérie, explorou alguns dos mais importantes aspectos e personagens da vida do longevo super-herói: a destruição de Krypton e sua chegada na Terra, a vida como um repórter em Metrópolis, o primeiro encontro com o Batman(onde ambos enfrentaram a vilã Magpie(Margaret Pye)), o início da eterna briga contra o maligno empresário Lex Luthor, o surgimento da réplica defeituosa conhecida como Bizarro, e a complicada relação com Lana Lang. 



Lana sabe do segredo de Clark Kent e sofre por seu amor por ele não ser correspondido. Já Clark, por sua vez, só tem olhos para a intrépida Lois Lane, sua companheira de trabalho na redação do Planeta Diário. A minissérie apresentou ainda os pais naturais de Kal-El(Jor-El e Lara), seus pais adotivos(Jonathan e Martha) e Lucy(a irmã de Lois, cuja cegueira foi curada por uma substância liberada durante a briga entre Superman e Bizarro). 



A história final mostrou o Superman(agora com 28 anos) retornando para Smallville e finalmente descobrindo a verdade sobre a sua origem kryptoniana. Ele entrou em contato com um holograma de Jor-El - que inundou a sua mente com inúmeras informações de seu planeta natal - e deparou-se com um novo mistério: o desaparecimento do foguete que o trouxe para a Terra. 


5/14/2025

O Corvo(2024)

 


Ruim o filme "O Corvo"("The Crow", 2024, Dur.: 111 min., Dir.: Rupert Sanders), que contou a história de Eric(Bill Skarsgård), um homem que volta da morte para vingar a trágica perda de sua amada Shelly(FKA twigs). Os dois jovens amantes foram assassinados por Vincent Roeg(Danny Huston), um satanista que já havia enviado várias almas inocentes para o inferno. 



A conhecida trama não funciona pois todos estes elementos citados acima são apresentados de forma superficial, começando pela vital relação entre Eric e Shelly, que certamente não convence. Sobram o visual "moderno" dos personagens e a violência vista na reta final. Muito pouco para justificar mais uma versão desta primorosa obra(que vai aos poucos se desgastando). Nota: 4,5.  


5/13/2025

A Saga do Batman 1

 


Boa a primeira edição de "A Saga do Batman", coleção que trará em ordem cronológica as HQs do Homem-Morcego lançadas nos anos finais da década de 1980. As sete aventuras desta edição foram escritas por Max Allan Collins, Mike W. Barr e Alan Moore e desenhadas por - entre outros - Alan Davis, Jim Starlin e Paul Neary. 



As duas primeiras histórias mostraram o Batman lidando com Tommy Carma, um ex-policial que perdeu a família e passou a fantasiar-se como o herói para poder matar os criminosos mais perigosos de Gotham City. Após ser preso pela primeira vez, Carma fugiu do Asilo Arkham e chegou a encontrar a Batcaverna e roubar o Batmóvel antes de ser mais uma vez aprisionado pelo Cavaleiro das Trevas.



Depois veio mais uma trama em duas partes, que mostrou o Coringa lutando contra Batman, Robin(Jason Todd) e a Mulher-Gato, que estava tentando regenerar-se para atuar ao lado de seu amado. O Palhaço do Crime foi derrotado no final, mas cumpriu seu principal objetivo: fazer com que Selina Kyle voltasse a ser uma criminosa(ela sofreu uma lavagem cerebral nas mãos do nada ético Dr. Moon). 



A quinta história trouxe um duelo contra o Espantalho e as duas últimas foram publicadas no anual de 1987 do personagem. A aventura principal mostrou o Batman enfrentando o insano Cara de Barro III(Preston Payne), que estava apaixonado pelo manequim de uma loja de departamentos. 

Já na trama secundária acompanhamos o Pinguim tentando sair em condicional da cadeia para ficar ao lado de seu amor, Pombina Perdiz(Dovina Partridge no original). Gostei de todas as histórias, que foram muito bem desenhadas e apresentaram muita ação e roteiros dinâmicos. 


5/12/2025

Mufasa: O Rei Leão

 


Bom o filme "Mufasa: O Rei Leão"("Mufasa: The Lion King", 2024, Dur.: 118 min., Dir.: Barry Jenkins), que contou as origens de Mufasa - o pai de Simba - e Scar, que na juventude era conhecido como Taka. Timão, Pumba e o próprio Simba também aparecem, e o rei ganha um novo filhote, que terá Kiara como irmã mais velha. 




Há muitos leões fofinhos, boas cenas de ação e uma trama que encaixa com perfeição - até demais - todos os elementos vistos na saga de Simba. Bom passatempo, mas não superou o original. Nota: 7. 



+Bobagens

 





5/11/2025

Os Fabulosos X-Men - Edição Definitiva 1

 


Muito bom o primeiro volume de "Os Fabulosos X-Men - Edição Definitiva", que trouxe as primeiras 23 edições do títulos dos X-Men, com histórias escritas por Stan Lee e Roy Thomas e desenhadas por Steve Ditko, Jack Kirby, Alex Toth e Werner Roth. 




A primeira aventura(até então inédita no Brasil) apresentou o telepata Tad Carter, que - apesar de ser desconhecido - é um dos primeiros mutantes a serem apresentados nas HQs. Na sequência veio a edição 1 de "Uncanny X-Men", com as primeiras aparições do Professor Charles Xavier e seus pupilos: Ciclope(Scott Summers), Anjo(Warren Worthington III), Homem de Gelo(Bobby Drake), Fera(Hank McCoy) e Garota Marvel(Jean Grey). 



A história focou na chegada de Jean à "Escola Xavier para Jovens Superdotados" e trouxe o primeiro duelo dos X-Men contra Magneto. As duas aventuras que vieram depois mostraram os X-Men lutando contra o teleportador Vanisher e o invulnerável Blob, que recusa um convite de Xavier para fazer parte do time. 



Nas quatro edições seguintes, os X-Men encararam a Irmandade de Mutantes, equipe que era liderada por Magneto e contava com Groxo, Mestre Mental, Mercúrio e Feiticeira Escarlate. O primeiro duelo teve como cenário a nação de Santo Marco - que fora invadida pela Irmandade - e o segundo aconteceu no Asteroide M, a base espacial do Mestre do Magnetismo. Nesta ocasião os X-Men atuaram pela primeira vez sem seguir os comandos de Xavier, que fingiu perder os poderes para testar seus estudantes(que acabam saindo-se bem na "prova final" proposta por seu ardiloso mentor). 




Magneto, então, tentou recrutar dois poderosos aliados para fazer parte de sua aliança mutante: Namor e Blob. As duas tentativas deram errado, mas geraram novos e bombásticos duelos entre a Irmandade e os X-Men. A história envolvendo Blob trouxe ainda a estreia do Cérebro(o detector de mutantes criado por Xavier) e mostrou a "formatura" dos X-Men no segundo grau. O Professor X resolveu ausentar-se por um tempo e deixou Ciclope como o líder da equipe. 



A oitava edição trouxe os X-Men lutando contra Unus, o Intocável. O Fera - irritado com a forma preconceituosa com que os humanos tratam os mutantes - deixou o time por um tempo e foi praticar luta livre, mas voltou no final e cumpriu um papel essencial na derrota do vilão. Na trama seguinte os X-Men encontraram-se com os Vingadores e ajudaram o Professor Xavier a vencer um antigo inimigo: o batedor alienígena Lúcifer. 



Em "Uncanny X-Men" 10 vieram as estreias de Ka-Zar e do tigre dentes-de-sabre Zabu. Os X-Men foram até a Antártida para localizar o selvagem e comprovar se ele era ou não mutante. Os jovens acabaram lutando contra os Homens do Pântano para salvar Jean Grey. 



Na sequência tivemos a primeira aparição do Estranho, um poderoso alienígena que visitava vários planetas coletando espécimes mutantes para serem estudados em seu mundo. Após testemunhar mais uma batalha entre os X-Men e a Irmandade de Mutantes, o Estranho decidiu levar consigo a dupla Magneto e Groxo. Este foi o fim desta versão da Irmandade, pois o Mestre Mental foi transformado numa estátua pelo alienígena e os irmãos Mercúrio e Feiticeira Escarlate finalmente resolveram deixar a equipe. 



A próxima história apresentou as origens do Professor X e de seu meio-irmão Cain Marko, o Fanático. O imparável vilão vai aos poucos passando por todas as defesas da mansão e só é revelado para os leitores na página final, quando fica cara a cara com os X-Men. A batalha entre o grupo e o Fanático tomou toda a edição seguinte, e os mutantes precisaram contar com a ajuda do Tocha Humana para conseguir vencer seu adversário. 



As três aventuras seguintes mostraram os X-Men enfrentando pela primeira vez a ameaça dos Sentinelas, robôs destruidores de mutantes que foram construídos pelo antropólogo Bolívar Trask. As máquinas entram em ação mas logo em seguida saem de controle, atacam Trask, e declaram guerra contra toda a humanidade. No final, Trask sacrifica-se para destruir o Molde Mestre(gigante capaz de gerar mais Sentinelas) e assim impedir a criação de mais robôs assassinos. Estas histórias capricharam na ação e no texto, evidenciando todo o preconceito sofrido por Xavier e seus comandados. 



A aventura seguinte trouxe o retorno de Magneto, que captura os X-Men - com exceção do Homem de Gelo, que estava recuperando-se das batalhas anteriores num hospital - e lança-os ao espaço dentro de um balão. Após curar-se, Bobby Drake volta à ativa e luta contra o Mestre do Magnetismo, dando tempo para que seus companheiros pudessem escapar da armadilha mortal criada por seu inimigo. No final Xavier conseguiu contatar o Estranho, que voltou à Terra para recapturar Magneto(que tinha roubado uma nave para fugir do planeta para onde fora levado pelo onipotente alienígena). 



O inimigo que veio a seguir foi o Mímico(Calvin Rankin), que era capaz de imitar os poderes de qualquer superser que estivesse por perto. Depois, Unus e Blob disfarçaram-se como os X-Men e roubaram um banco para incriminar os jovens heróis. Os vilões foram manipulados por Lúcifer, que no passado foi o responsável por Charles Xavier ter perdido os movimentos nas pernas(elas foram esmagadas por um bloco de pedras lançado pelo vilão). Os X-Men acabaram derrotando Lúcifer mais uma vez, e ele foi enviado para o exílio pelo Ser Supremo de sua raça(que usava Dominus - um supercomputador operado por avançados robôs - para subjugar e controlar as populações dos planetas que invadiam). 




As duas últimas histórias da revista trouxeram os X-Men enfrentando o Conde Nefária e cinco capangas superpoderosos: Homem-Planta, Espantalho, Porco Espinho, Enguia e Unicórnio. Nefária havia assumido o comando da organização criminosa Maggia, e pretendia roubar uma grande quantia da cidade de Washington e fazer dos mutantes seus aliados. Estes dois objetivos, é claro, foram frustrados pelo Professor X e seus pupilos. 






5/10/2025

Não se Mexa

 


Bom o filme "Não se Mexa"("Don´t Move", 2024, Dur.: 92 min., Dir.: Brian Netto e Adam Schindler), que conta a história de Iris(Kelsey Asbille), uma mulher que está prestes a cometer suicídio quando é atacada por um maníaco(vivido por Finn Wittrock), que injeta um relaxante muscular que a paralisa temporariamente. 

Neste estado debilitado, ela inicia uma desesperada fuga pela floresta para escapar de seu agressor. A produção faz o básico de forma competente, com boas performances dos protagonistas e cenas de ação legais. Nota: 7. 


5/09/2025

Mayara & Annabelle e a Carreta Fantasma

 


Regular a edição "Mayara & Annabelle e a Carreta Fantasma"(Conrad), que mostrou as duas agentes da SECAFC enfrentando demônios que estavam disfarçando-se como integrantes dos "trenzinhos da alegria" para sequestrar pessoas. 

O gibi serve para apresentar as personagens para quem não conhece a criação de Pablo Casado e Talles Rodrigues, mas achei a história fraquinha e os desenhos estavam pouco inspirados. A divertida dupla de investigadoras do sobrenatural certamente merecia mais.