
Boa a primeira edição de "A Saga do Batman", coleção que trará em ordem cronológica as HQs do Homem-Morcego lançadas nos anos finais da década de 1980. As sete aventuras desta edição foram escritas por Max Allan Collins, Mike W. Barr e Alan Moore e desenhadas por - entre outros - Alan Davis, Jim Starlin e Paul Neary.

As duas primeiras histórias mostraram o Batman lidando com Tommy Carma, um ex-policial que perdeu a família e passou a fantasiar-se como o herói para poder matar os criminosos mais perigosos de Gotham City. Após ser preso pela primeira vez, Carma fugiu do Asilo Arkham e chegou a encontrar a Batcaverna e roubar o Batmóvel antes de ser mais uma vez aprisionado pelo Cavaleiro das Trevas.

Depois veio mais uma trama em duas partes, que mostrou o Coringa lutando contra Batman, Robin(Jason Todd) e a Mulher-Gato, que estava tentando regenerar-se para atuar ao lado de seu amado. O Palhaço do Crime foi derrotado no final, mas cumpriu seu principal objetivo: fazer com que Selina Kyle voltasse a ser uma criminosa(ela sofreu uma lavagem cerebral nas mãos do nada ético Dr. Moon).

A quinta história trouxe um duelo contra o Espantalho e as duas últimas foram publicadas no anual de 1987 do personagem. A aventura principal mostrou o Batman enfrentando o insano Cara de Barro III(Preston Payne), que estava apaixonado pelo manequim de uma loja de departamentos.
Já na trama secundária acompanhamos o Pinguim tentando sair em condicional da cadeia para ficar ao lado de seu amor, Pombina Perdiz(Dovina Partridge no original). Gostei de todas as histórias, que foram muito bem desenhadas e apresentaram muita ação e roteiros dinâmicos.
