5/22/2025

Xógun: A Gloriosa Saga do Japão

 


Boa a série "Xógun: A Gloriosa Saga do Japão", que trouxe uma ferrenha luta pelo poder no Japão feudal envolvendo o lorde Yoshii Toranaga(Hiroyuki Sanada) e os outro quatro integrantes do conselho de regentes que comandava o país. 




Toranaga tinha do seu lado o navegador inglês John Blackthorne(Cosmo Jarvis) e a sagaz Lady Mariko(Anna Sawai), e este trio de personagens comandou as tramas que souberam explorar toda a complexidade do estilo de vida e das regras seguidas pelos nobres e pelo povo japonês. 



Este primeiro ano contou com 10 episódios - todos belíssimos - e teve alguns momentos bem impactantes e violentos, principalmente na reta final, com a morte de uma personagem importante e um desfecho que não decepcionou. Vale a pena maratonar!


5/21/2025

iZombie 1

 


Gostei do primeiro volume de "iZombie", intitulado "Morri Pro Mundo", que trouxe as primeiras cinco histórias da série criada por Chris Roberson e Michael Allred. A protagonista é a coveira Gwen Dylan, uma zumbi que precisa comer um cérebro fresco por mês para manter a sua sanidade. Após fazer esta refeição, ela absorve as memórias do morto e dedica seu tempo livre para resolver os negócios pendentes dos falecidos. 



Gwen vive em Eugene, Oregon, uma cidade repleta de atividade sobrenatural. Lá "vive", por exemplo, uma gangue de belas vampiras, que acabou atraindo para o lugar uma dupla de caçadores de monstros(Diogénes e Horatio, que envolve-se romanticamente com a desmorta). Os melhores amigos de Gwen são o "terrieromem" Scott(também chamado de Spot) e a simpática fantasma Ellie, que acabam ajudando-a em suas missões.




Vale destacar, ainda, a presença de John Amon, uma "múmia" que mata algumas pessoas para preservar sua vitalidade e pretende convencer Gwen a seguir pelo mesmo caminho. Amon foi o responsável pela morte do último cadáver que teve seu cérebro consumido pela zumbi. Com belos desenhos de Allred, este encadernado reuniu histórias dinâmicas e divertidas e apresentou com maestria todos os personagens que residem em Eugene. 



5/20/2025

Comando das Criaturas

 


Boa a série "Comando das Criaturas", que deu início ao novo Universo DC nas telas e mostrou uma nova equipe formada por Amanda Waller para cumprir missões secretas do governo. 



Impossibilitada de trabalhar com humanos, ela segue seu projeto com um time composto apenas por criminosos monstruosos. Estes sete episódios iniciais apresentaram as origens dos personagens e uma missão que levou Rick Flag Sr. e companhia até o Pokolistão, uma pequena nação comandada pela princesa Ilana. 



Tivemos muitas cenas violentas e no geral gostei das tramas, mas espero que a próxima temporada aposte em missões mais diversificadas e tente sair deste formato que já havia sido visto no último filme do Esquadrão Suicida. 



* A "Força-Tarefa M" foi comandada pelo já citado Flag e contou com as participações da Noiva de Frankenstein, Doutor Fósforo, Robô Recruta, Doninha e Nina Mazursky. Outros personagens que apareceram foram a feiticeira Circe, o Cara de Barro e vários heróis, que deram as caras em alguns poucos segundos. 


 

5/19/2025

Mirza - Edição Definitiva 1

 


Bom o primeiro dos três volumes da coleção "Mirza - Edição Definitiva"(Serial Books), que está resgatando as 27 histórias da Mulher Vampiro que foram desenhadas por seu criador Eugênio Colonnese entre 1967 e 2007. Editado por Reginaldo Carlota, este primeiro volume foi financiado através de uma campanha no site Catarse. 




A primeira história trouxe a trágica origem da Condessa Mirela(ou Mirella) Zamanova e as demais(todas bem simples) apresentaram a vampira lutando contra sequestradores, encarando outros vampiros, viajando pelo espaço e encontrando-se com Drácula e outros monstros clássicos. Há um ou outro erro, mas no geral dá para divertir-se com o encadernado e apreciar as curvas da sensual chupadora de sangue. 


+Bobagens

 





5/18/2025

How to Have Sex

 


Ruim o filme "How to Have Sex"(2023, Dur.: 91 min., Dir.: Molly Manning Walker), que mostrou três jovens inglesas indo passar as férias na Grécia e participando de uma maratona de baladas. Achei a trama bem chata, e salvam-se só os momentos em que a "vida real" surge para atrapalhar a diversão das garotas. Nota: 5. 

5/17/2025

Monstro do Pântano: Contos do Bayou

 


Regular o encadernado "Monstro do Pântano: Contos do Bayou", que reuniu várias histórias curtas envolvendo o Monstro e sua conhecida ligação com o verde. Achei os primeiros meio chatos, mas a qualidade das aventuras foi melhorando ao longo da edição. 



Na trama principal, a criatura que já foi Alec Holland e a bruxa Briar Woodrue(que é filha do Homem Florônico) enfrentaram e derrotaram o maligno ser conhecido como O Infecundo. Estas histórias foram produzidas por, entre outros, Tim Seeley, Brian Azzarello, Joëlle Jones, Greg Capullo e Steve Pugh. 


5/16/2025

O Auto da Compadecida 2

 


Bom o filme "O Auto da Compadecida 2"(2024, Dur.: 114 min., Dir.: Guel Arraes e Flavia Lacerda), que mostrou João Grilo(Matheus Nachtergaele) voltando para Taperoá e vivendo novas aventuras ao lado do amigo Chicó(Selton Mello), que vivia de recontar o caso visto na primeira parte. 

Grilo envolveu-se com os dois candidatos à prefeitura, acabou sendo morto e mais uma vez foi julgado por Jesus e o diabo. Já Chicó teve um breve romance com a filha de um coronel e depois reatou com sua amada Rosinha(Virginia Cavendish). 

Temos alguns momentos poéticos, outros engraçados e o final repetiu a mesma situação do exemplar anterior(lançado em 2000, com direção de Arraes e uma nota 8 aqui do blog), que segue sendo superior. Nota: 7. 


Tudo que se quer


 

5/15/2025

A Saga do Superman 1

 


Bom o primeiro volume da coleção "A Saga do Superman", que publicou mais uma vez a minissérie em seis partes na qual John Byrne reformulou a origem do Homem de Aço após o evento "Crise nas Infinitas Terras". 



Byrne caprichou no material e, em cada número da minissérie, explorou alguns dos mais importantes aspectos e personagens da vida do longevo super-herói: a destruição de Krypton e sua chegada na Terra, a vida como um repórter em Metrópolis, o primeiro encontro com o Batman(onde ambos enfrentaram a vilã Magpie(Margaret Pye)), o início da eterna briga contra o maligno empresário Lex Luthor, o surgimento da réplica defeituosa conhecida como Bizarro, e a complicada relação com Lana Lang. 



Lana sabe do segredo de Clark Kent e sofre por seu amor por ele não ser correspondido. Já Clark, por sua vez, só tem olhos para a intrépida Lois Lane, sua companheira de trabalho na redação do Planeta Diário. A minissérie apresentou ainda os pais naturais de Kal-El(Jor-El e Lara), seus pais adotivos(Jonathan e Martha) e Lucy(a irmã de Lois, cuja cegueira foi curada por uma substância liberada durante a briga entre Superman e Bizarro). 



A história final mostrou o Superman(agora com 28 anos) retornando para Smallville e finalmente descobrindo a verdade sobre a sua origem kryptoniana. Ele entrou em contato com um holograma de Jor-El - que inundou a sua mente com inúmeras informações de seu planeta natal - e deparou-se com um novo mistério: o desaparecimento do foguete que o trouxe para a Terra. 


5/14/2025

O Corvo(2024)

 


Ruim o filme "O Corvo"("The Crow", 2024, Dur.: 111 min., Dir.: Rupert Sanders), que contou a história de Eric(Bill Skarsgård), um homem que volta da morte para vingar a trágica perda de sua amada Shelly(FKA twigs). Os dois jovens amantes foram assassinados por Vincent Roeg(Danny Huston), um satanista que já havia enviado várias almas inocentes para o inferno. 



A conhecida trama não funciona pois todos estes elementos citados acima são apresentados de forma superficial, começando pela vital relação entre Eric e Shelly, que certamente não convence. Sobram o visual "moderno" dos personagens e a violência vista na reta final. Muito pouco para justificar mais uma versão desta primorosa obra(que vai aos poucos se desgastando). Nota: 4,5.  


5/13/2025

A Saga do Batman 1

 


Boa a primeira edição de "A Saga do Batman", coleção que trará em ordem cronológica as HQs do Homem-Morcego lançadas nos anos finais da década de 1980. As sete aventuras desta edição foram escritas por Max Allan Collins, Mike W. Barr e Alan Moore e desenhadas por - entre outros - Alan Davis, Jim Starlin e Paul Neary. 



As duas primeiras histórias mostraram o Batman lidando com Tommy Carma, um ex-policial que perdeu a família e passou a fantasiar-se como o herói para poder matar os criminosos mais perigosos de Gotham City. Após ser preso pela primeira vez, Carma fugiu do Asilo Arkham e chegou a encontrar a Batcaverna e roubar o Batmóvel antes de ser mais uma vez aprisionado pelo Cavaleiro das Trevas.



Depois veio mais uma trama em duas partes, que mostrou o Coringa lutando contra Batman, Robin(Jason Todd) e a Mulher-Gato, que estava tentando regenerar-se para atuar ao lado de seu amado. O Palhaço do Crime foi derrotado no final, mas cumpriu seu principal objetivo: fazer com que Selina Kyle voltasse a ser uma criminosa(ela sofreu uma lavagem cerebral nas mãos do nada ético Dr. Moon). 



A quinta história trouxe um duelo contra o Espantalho e as duas últimas foram publicadas no anual de 1987 do personagem. A aventura principal mostrou o Batman enfrentando o insano Cara de Barro III(Preston Payne), que estava apaixonado pelo manequim de uma loja de departamentos. 

Já na trama secundária acompanhamos o Pinguim tentando sair em condicional da cadeia para ficar ao lado de seu amor, Pombina Perdiz(Dovina Partridge no original). Gostei de todas as histórias, que foram muito bem desenhadas e apresentaram muita ação e roteiros dinâmicos. 


5/12/2025

Mufasa: O Rei Leão

 


Bom o filme "Mufasa: O Rei Leão"("Mufasa: The Lion King", 2024, Dur.: 118 min., Dir.: Barry Jenkins), que contou as origens de Mufasa - o pai de Simba - e Scar, que na juventude era conhecido como Taka. Timão, Pumba e o próprio Simba também aparecem, e o rei ganha um novo filhote, que terá Kiara como irmã mais velha. 




Há muitos leões fofinhos, boas cenas de ação e uma trama que encaixa com perfeição - até demais - todos os elementos vistos na saga de Simba. Bom passatempo, mas não superou o original. Nota: 7.