Boa a edição 27 de "X-Men", que trouxe o início da fase denominada "Reinado de X". Na primeira aventura os mutantes assumem o Zênite, a estação espacial da ESPADA, que continua sendo comandada por Abigail Brand. Entre os inúmeros personagens que aparecem estão Magneto, Cable, Dobra, Blink, Lila Cheney, Teleporter e Armadura.
No final, um grupo avançado encarou uma difícil missão no espaço profundo para recuperar um misterioso objeto. Na segunda história vemos que as ilhas Krakoa e Arakko decidiram que não irão se reunificar. Ao mesmo tempo, o Conselho Silencioso tenta se acertar com a hostil Grande Aliança, o grupo que governa Arakko. Jean e Scott anunciam que não vão voltar para o Conselho e estão formando um novo time de X-Men, cujos integrantes serão escolhidos através de uma votação aberta para todos os mutantes de Krakoa.
Depois veio uma história do X-Factor que, junto com o Quinteto, lida com as complicadas ressurreições de Pedreira, Ventania, Aurora e Gorgon. Na conclusão surge um novo mistério, quando a voadora Siryn morre após despencar do céu. Fechando a revista vieram duas histórias dos Satânicos, cujos membros mortos em Amenth conseguiram ser ressuscitados.
O time ataca o grupo antimutante "A Direita" para recuperar a nave da Babá e assim poder construir uma nova e essencial armadura para o Fazedor de Órfãos. Em tramas que priorizaram a ação, Psylocke e companhia derrotaram um robô que carregava a mente de Cameron Hodge e todo um exército de robôs "Risadinhas".