6/10/2025

Capitão América por Jack Kirby

 


Gostei do omnibus do "Capitão América", que reuniu mais de 20 edições escritas e desenhadas por Jack Kirby nos anos 1970. Kirby estava de volta à Marvel após um período na DC e caprichou nesta série, que teve muita ação, páginas com cores vibrantes e bons diálogos entre os heróis e seus inimigos.



Na primeira história vemos o Capitão América lidando com a "Criatura da Estrela Negra", um alienígena fugitivo que estava sendo caçado por agentes da lei. O Capitão começa a trama protegendo o futigivo, mas muda de ideia depois que o alien assassina o fazendeiro Jim Hendricks e rouba sua energia vital(algo que ele pretendia fazer com todos os terráqueos).



Na sequência acompanhamos o Capitão e o Falcão enfrentando os efeitos de uma Bomba Enlouquecedora(dispositivo que induz caos em massa) que foi detonada em uma área de Nova York. Eles conseguem destruir a arma, mas logo depois ficam sabendo que uma bomba muito maior(a "Mãe de Todas") está sendo construída e ameaça toda a população da Terra.



As duas histórias seguintes mostraram a dupla de heróis lutando contra os mercenários das Forças Anarquistas da América e tentando localizar a "Mãe de Todas". Eles conseguem entrar numa instalação secreta dos inimigos e são forçados a participarem de um "derby mortal", que termina com a chegada do Exército e a fuga dos líderes da organização. 



Na sequência vemos o Capitão tendo uma breve relação com Carol Harding, a adoentada filha de Mason Harding, o homem que concebeu e projetou a Bomba Enlouquecedora. Mason já estava no radar da SHIELD e, no final das contas, passou para o Capitão todas as informações sobre o atual paradeiro da Bomba. 



Na conclusão desta sequência de histórias, o Capitão e o Falcão contaram com a ajuda das forças federais para destruir a Bomba Enlouquecedora(que seria detonada na comemoração do Bicentenário dos EUA) e acabar com a conspiração dos elitistas. Esta aventura saiu na edição 200 do primeiro título solo estrelado por Steve Rogers.



As três história seguintes mostraram a dupla de heróis e o caricato Texas Jack(?!) enfrentando os Fantasmas da Noite, um grupo de terráqueos saqueadores e insanos que ficaram exilados em outra dimensão e precisavam de ajuda para derrotar os monstros que habitavam o local. Mais uma trama maluca concebida por Kirby, que envolveu também a personagem Leila Taylor, a namorada de Sam Wilson. 



Seguindo em frente, Rogers e Wilson encararam Agron, um ser de energia vindo do futuro que usou um cadáver para tentar conquistar esta era. As três próximas histórias mostraram o Capitão lidando com o Suíno(Hector Santiago), o violento comandante de uma prisão localizada em Rio de Muerte, uma nação da América Central. Tivemos aqui a estreia de Arnim Zola e Rogers(que estava protegendo Donna Maria, a prima de Santiago) também teve que lutar contra o monstro chamado de Homem-Peixe. 



O Capitão, então, lutou contra Zola - o "Biofanático" - e suas bizarras criaturas: Primus e o Massante. Após muito reclamar das incessantes missões de Rogers, Sharon Carter acaba voltando à ativa como uma agente da SHIELD. Aqui foi revelado ainda que Zola tinha o Caveira Vermelha(que estava disfarçando-se como Cyrus Fenton) como seu mestre. 



As duas aventuras que vieram depois foram muito boas e mostraram o Capitão, Donna e Sharon lutando contra Arnim Zola e o Caveira Vermelha, que pretendiam transferir o cérebro preservado de Adolf Hitler para o corpo do herói. A batalha terminou com a destruição do Castelo Zola e com o Capitão ficando temporariamente cego. 



O Capitão, o Falcão e a SHIELD, então, lutam contra o mercenário Caçador Alado(que morre no fim da história). A próxima trama mostrou Rogers enfrentando Magneto e seus aliados de segunda linha: Escama, Shocker, Lifter, Zoiúdo e Labareda. O Mestre do Magnetismo queria apropriar-se dos mutantes Senhor Um(que era bem pequeno) e Senhor Dois(um gigante), que partilhavam a mesma mente. 



Fechando o volume veio uma história especial que celebrou os 200 anos dos EUA e mostrou o Capitão América viajando pelo tempo para tentar encontrar a verdadeira essência da América. Esta jornada foi propiciada pelo feiticeiro Senhor Buda e fez Steve Rogers passar por vários apuros até chegar ao momento feliz que encerrou a trama. 



Tivemos espaço ainda para cinco pin-ups e para os esboços de algumas das capas criadas pelo mestre Kirby. Recomendo!



No comments: