12/15/2017

Star Wars - Os Últimos Jedi


Muito bom o filme "Star Wars - Os Últimos Jedi"("Star Wars: The Last Jedi", 2017, Dur.: 150 min., Dir.: Rian Johnson), que mostra a Primeira Ordem investindo de forma impiedosa contra a Resistência, que vê-se encurralada e precisa arriscar todos os seus últimos recursos apenas para sobreviver aos cruéis ataques de seus inimigos.


Enquanto isso, Rey tenta aprender mais sobre a Força com o recluso Luke Skywalker, que a princípio recusa-se à entrar na luta contra as forças comandadas pelo Líder Supremo Snoke. Um clima de tensão e emoção foi muito bem construído nestas duas frentes, e os diálogos entre Rey e Luke mostraram-se bem relevantes e empolgantes até(tinha medo que esta parte da produção seria chata, mas me enganei).


Ao contrário do filme anterior, este conseguiu distanciar-se mais da trilogia original e teve algumas reviravoltas e revelações bem interessantes. Kylo Ren ganhou um motivo para ter tornado-se um vilão e sua ligação com Rey foi muito bem explorada, fazendo com que os dois personagens precisassem tomar decisões importantes sobre seus caminhos em vários momentos da trama.


Outro personagem que foi redimido aqui foi o piloto Poe Dameron, que precisou questionar várias de suas atitudes e protagonizou ótimas cenas ao lado do sensacional BB8, da princesa Leia e de Finn, que mesmo mostrando-se "obcecado" por Rey acabou ganhando uma nova e carismática parceira: a técnica Rose Tico(Kelly Marie Tran), uma ótima aquisição para o time dos "heróis".


Coloquei a palavra heróis entre aspas porque gostei da forma como Luke questionou o papel dos Jedi no esquema das coisas e o seu papel pessoal na "criação" de Kylo Ren. A linha entre o bem e o mal nunca foi tão tênue na franquia que, ao meu ver, ganhou bastante com o material aqui apresentado.


O filme tem cenas de ação espetaculares, grandes duelos com os sabres de luz e a conclusão foi ótima, pois não enrolou e amarrou todas as pontas, deixando o cenário pronto para o capítulo final da trilogia. A participação de Luke nesta conclusão foi digna do personagem e, pensando agora, foi uma pena que Han Solo não tenha se despedido de forma tão épica.


Vale destacar ainda que, mesmo com tanta ação rolando solta, o filme ainda teve espaço para algumas boas piadas(a maioria com C-3PO, Chewbacca e os pássaros que moravam na Ilha de Luke, que ganham pontos por não serem irritantes como algumas das outras criaturas já vistas na galáxia), uma pitada de romance e, como sou torcedor do Flamengo, devo registrar que as imagens rubro-negras que dominam a produção ficaram lindas.


"Os Últimos Jedi" prestou algumas belas homenagens à trilogia original e tem o mérito de ter trazido coisas novas para a franquia, provando que todo o conceito dos Jedi e da Força ainda tem muito para oferecer nas mãos de roteiristas competentes, que saibam ousar sem desrespeitar o que foi feito antes. Mal posso esperar pela última parte, que chegará aos cinemas em 2019. Nota: 9.

No comments: