2/02/2016

Quarteto Fantástico(2005 e 2007)

Mesmo com algumas falhas, os filmes do Quarteto Fantástico lançados na década passada por enquanto continuam sendo os melhores que os personagens tiveram. Abaixo, breves comentários sobre as produções e as notas do blog:


Quarteto Fantástico("Fantastic Four", 2005, Dur.: 106 min., Dir.: Tom Story) - mais uma comédia que um filme de super-heróis, acertou por ter mostrado a equipe como uma família. Ioan Gruffudd está muito bem como Reed Richards, Chris Evans não compromete como Johhny Storm e Michael Chiklis construiu uma boa versão de Ben Grimm(embora o visual do Coisa não seja lá essas coisas). Jessica Alba talvez não fosse a atriz mais indicada para viver Sue Storm, mas é bela e talentosa o suficiente para convencer no papel de uma super-heroína forte como a Mulher Invisível.


O grande problema aqui acaba sendo o Dr. Destino de Julian McMahon, que está longe de ter o carisma e a força de um dos maiores vilões da Marvel e ainda foi totalmente descaracterizado, recebendo poderes elétricos(?!) e falas bem irritantes. O filme não chega a deslanchar em nenhum momento, mas tem algumas cenas divertidas e conta com a clássica participação especial de Stan Lee(que aconteceria novamente no outro filme). Nota: 6.

Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado("4: Rise of the Silver Surfer", 2007, Dur.: 92 min., Dir.: Tim Story) - repetindo o mesmo elenco do primeiro filme, este acaba sendo melhor por ter mais ação e pela introdução do Surfista Prateado(vivido por Laurence Fishburne(voz) e Doug Jones), que ficou bem legal, embora tenham diminuído seus poderes. A cena em que ele é perseguido pelo Tocha por entre os prédios é um dos pontos altos das 2 produções.


McMahon infelizmente voltou como Dr. Destino, mas aqui pelo menos o personagem não compromete, pois primeiro rouba os poderes do Surfista(assim como nas HQs) e depois participa de uma bela batalha aérea contra o Quarteto, que rendeu outro grande momento: o Tocha Humana lutando contra seu arqui-inimigo usando os poderes combinados de seus colegas, numa clara referência ao vilão Superskrull, um dos grande oponentes da equipe nos gibis.


Aquelas trocas de poderes entre os membros do Quarteto também funcionou, e as piadas foram um pouco melhor distribuídas(embora a dancinha do Reed mereça um destaque negativo). O filme traz ainda o casamento de Reed com Sue(que ficou longe do grande evento que merecia ser), a participação de Frankie Raye(que, nos quadrinhos, é a personagem Nova) e a ameaça de Galactus à Terra. O vilão foi retratado em sua versão Ultimate, que é mais apropriada para os cinemas do que um gigante de bermuda, mas foi derrotado muito facilmente e merecia um tratamento melhor. Nota: 7.


Só sei que quem reclamava destas 2 produções acabou arrependendo-se, pois o filme mais recente mostrou que o pior ainda estava por vir.

No comments: