11/18/2015

Superalmanaque Marvel 8


A edição 8 do "Superalmanaque Marvel", lançado pela Abril em julho de 1993, trouxe a primeira parte da saga "Ataques Atlantes", que lá fora foi espalhada pelas edições anuais de vários heróis em 1989. Abaixo, um resumo das 6 aventuras trazidas pelo gibi:

Surfista Prateado(Roteiro: Steve Englehart - Arte: Mark Bagley, Ron Lim) - durante suas viagens pelo espaço, o Surfista Prateado depara-se com Ghaur, um deviante que há muito tempo atrás fora banido da Terra pelos Eternos. Após uma breve batalha, Ghaur é derrotado pelo Surfista(que, inadvertidamente, ressuscitara o vilão) e parte rumo à Terra. Chegando ao planeta, Ghaur vai até o reino submarino da Lemúria, alia-se à Llyra e revela seu grande plano: restaurar a Coroa da Serpente e trazer de volta ao mundo o deus maligno Set.


Homem de Ferro e Namor(Roteiro: David Michelinie - Arte: Paul Smith ) - Homem de Ferro e Namor unem forças para destruir uma operação da Hidra(que pretendia distribuir uma nova e viciante droga nas ruas de Nova York) e impedir que as tropas lemurianas usem o Canal do Panamá para espalharem-se pelo mundo. Enquanto isso, Ghaur e Llyra criam uma aliança com Attuma, o maligno senhor da Atlântida.


X-Men(Roteiro: Terry Austin - Arte: Mike Vosburg) - numa trama previsível mas legal, os X-Men em sua fase australiana enfrentam a Irmandade da Serpente na busca de quatro artefatos místicos cobiçados por Ghaur e cia. Manipulados pelo estranho Sr. Jip(um praticante de magia negra) - que troca as mentes de Cristal e Cascavel - os mutantes enfrentam os vilões e conseguem coletar os artefatos, que no final acabam indo parar nas mãos de Ghaur graças à uma trapaça de Coral e de Cascavel.


Homem-Aranha e Mulher-Hulk(Roteiro: Gerry Conway e D. Michelinie; Arte: Rob Liefeld) - Ghaur e Llyra vão até Nova York para devolver o vilão Tyrannus à forma humana(na época, ele estava preso no corpo do Abominável). Eles cumprem seu objetivo e, para isso, fazem com que Emil Blomsky volte a ser o monstro. Descontrolado pelo processo, o inimigo do Hulk só é contido graças aos esforços conjuntos do Homem-Aranha e da Mulher-Hulk(que, no meio de toda a pancadaria, é marcada como uma das noivas de Set). História mais fraca da edição, em parte graças aos rabiscos de Liefeld.


Justiceiro e Cavaleiro da Lua(Roteiro: Mike Baron - Arte: Bill Reinhold) - os 2 heróis investigam a clínica "Salve Nossa Sociedade", e descobrem que ela está sendo usada para transformar viciados em drogas em homens-cobras, num processo criado pela Madame Víbora. A história tem um clima sombrio que combina com os protagonistas e os desenhos não decepcionam.


Homem-Aranha e Manto & Adaga(Roteiro: G. Conway - Arte: Dave Ross) - a clínica da aventura anterior chama a atenção(por motivos diferentes) do Homem-Aranha, Manto e Adaga, que descobrem que a operação está sendo comandada pelo imortal Tyrannus, que para isso usa os recursos do culto dos Filhos da Serpente. Os heróis enfrentam os monstros-serpentes e não saem-se muito bem, pois Adaga é marcada como uma noiva do deus Set e o Aranha é capturado após ser afetado pelos poderes de persuasão de Tyrannus. Continua...

1 comment:

Cássius said...

Essas megassagas em formatinho me marcaram, a do Alto Evolucionário e essa Ataques Atlantes foram as primeiras que acompanhei, mesmo boiando em algumas referências, mas serviu pra conhecer vários personagens da Marvel. Gosto muito e guardo minhas edições com carinho pra reler de tempos em tempos.