11/22/2015

Batman: Silêncio


Os 2 primeiros volumes da caprichada coleção de graphic novels da DC lançada pela Editora Eaglemoss trouxeram o longo arco "Silêncio", publicado originalmente entre as edições 608 e 619 de "Batman", em 2002 e 2003. Com roteiro de Jeph Loeb e arte de Jim Lee, a história mostra o Homem-Morcego e seus aliados enfrentando vários supervilões, em um cenário caótico criado por um novo e maquiavélico inimigo denominado Silêncio.


Além disso, os gibis resgatam duas marcantes histórias, que apresentam a primeira aparição do Batman("Detective Comics" 27, de 1939) e a primeira vez em que foi contada a origem do protetor de Gotham City("Detective Comics" 33, também de 1939).

Na primeira parte de "Silêncio", Batman alia-se à Mulher-Gato e ao Superman e enfrenta Crocodilo, Hera Venenosa e Arlequina. A sexta edição termina com a morte do cirurgião Thomas Elliot, um amigo de infância de Bruce Wayne, pelas mãos do Coringa. Após derrotar(e, por pouco, não matar) o Palhaço do Crime, o Batman precisa encarar uma nova leva de seus inimigos(Ra´s al Ghul, Espantalho e Cara-de-Barro) antes de encontrar o mentor por trás dos ataques.


O final da trama deixa um pouco a desejar, mas a leitura vale à pena pelos belos desenhos de Lee, pela ótima dupla formada por Batman e Mulher-Gato e pelos momentos que resgataram fatos traumáticos da vida do herói(como a morte de seus pais e de Jason Todd).

No comments: