2/06/2015

Superalmanaque Marvel 3


A terceira edição de "Superalmanaque Marvel" foi publicada pela Editora Abril em julho de 1991 e reuniu seis edições anuais lançadas pela Marvel em 1986. Abaixo, pequenos resumos das belas aventuras reunidas no gibizão:

Vingadores(Roteiro: Danny Fingeroth - Desenhos: Steve Ditko) - as equipes da Costa Leste(Vespa, Capitão América, Hércules, Cavaleiro Negro e Capitã Marvel) e da Costa Oeste(Gavião Arqueiro, Harpia, Homem de Ferro, Tigresa, Magnum e Hank Pym) enfrentam a Força Federal, que tem mandatos de prisão emitidos pelo governo contra os heróis.


Os Vingadores são derrotados e levados até "A Gruta", onde ficarão presos esperando pelo julgamento por crimes de traição contra o governo. Eles conseguem escapar graças à ajuda da Mulher-Aranha(que não concorda com o modus operandi da Força Federal) e na próxima aventura irão atrás do vingador traidor que os incriminou.

Vingadores da Costa Oeste(Roteiro: Steve Englehart - Desenhos: Mark Bright) - Com a ajuda de alguns reforços(James Rhodes, Pantera Negra, Thor, Falcão, Viúva Negra e Visão), as 2 equipes de Vingadores descobrem que foi o vingativo Mercúrio quem armou contra eles.


O velocista mutante enfrenta os Vingadores ao lado da equipe de vilões conhecida como Zodíaco e pretende matar seus antigos aliados, mas é dissuadido por um discurso do seu cunhado Visão. Boa aventura, que reuniu uma grande número de personagens e só decaiu um pouco no final.

Homem de Ferro(Roteiro: Bob Harras - Desenhos: Paul Neary) - Tony Stark e o X-Factor precisam lidar com os poderes fora de controle de Willie Evans, um jovem mutante que tem a capacidade de distorcer a realidade. A história conseguiu mostrar os poderes de Evans de maneira criativa e mostrou bem a forma diferente como o vingador Homem de Ferro e os membros originais dos X-Men vêem a situação dos mutantes.


X-Factor(Roteiro: Bob Layton - Desenhos: Brett Breeding) - O X-Factor vai até a União Soviética destruir um programa que está capturando e fazendo cruéis experiências com os mutantes soviéticos. Auxiliada por um grupo local, a equipe enfrenta Doppelganger(o mutante artificial Wolfgang Heinreich, que comanda o programa e é capaz de copiar as formas e os poderes dos adversários) e uma poderosa versão do vilão de armadura Dínamo Escarlate.


Novos Mutantes(Roteiro: Chris Claremont - Desenhos: Alan Davis) - Esta história é um pequeno clássico do grupo, que enfrenta os diabólicos Mojo e Espiral. Os vilões raptaram e controlaram vários heróis, como Psylocke(que ficou 1 ano sendo manipulada pelo vilão), Capitão Britânia, Mancha Solar e Lupina.


Os Novos Mutantes estavam levando a pior na batalha contra seus colegas e amigos, e quem salva a pátria é a dupla Cifra e Warlock, que unem suas habilidades e conseguem reverter o controle de Mojo sobre Psylocke e os demais. No final, Elizabeth Braddock decide ficar na Escola Xavier para aprender a usar melhor seus poderes psíquicos.


X-Men(Roteiro: C. Claremont - Desenhos: Arthur Adams) - Mojo volta a atacar, e desta vez enfeitiça os X-Men e faz com que os mutantes começem a rejuvenescer. É a primeira aparição dos controversos "X-Babies", que são confrontados pelos Novos Mutantes e seus novos uniformes.

No meio da briga, os X-Men conseguem libertar-se da influência de Mojo e forçam Espiral a reverter todas as alterações promovidas pelos malfeitores ao longo da história, que marcou também a primeira vez que Longshot atuou ao lado da equipe(que na época era administrada por Magneto).


No comments: