10/05/2014

Invocação do Mal


Um forte vento assola a cidade do Rio Grande nesta noite de sábado, provocando todo tipo de ruído nas janelas e no telhado. Ou seja, o dia ideal para assistir ao filme "Invocação do Mal"("The Conjuring", 2013, Dur.: 112 min., Dir.: James Wan), que mostra um casal e suas cinco filhas sendo atacados por apavorantes entidades em sua nova casa. Os Perron pedem ajuda aos famosos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren(Patrick Wilson e Vera Farmiga), que logo percebem que estão enfrentando o caso mais assustador e desafiador de suas carreiras.

A história(baseada em fatos reais, registrados pelo casal Warren nos anos 70) rende alguns ótimos sustos, principalmente nos primeiros minutos, quando os espíritos começam a atormentar Carolyn(Lili Taylor), Roger(Ron Livingston) e as garotas. Nesta etapa aparecem as cenas mais legais, como todas as que acontecem no porão, a brincadeira de esconde-esconde e o momento em que os quadros voam da parede.


O esquema é o mesmo de sempre dos filmes de casas mal-assombradas/possessões, mas as boas atuações do elenco e a forma competente e sutil como as entidades são mostradas fazem com que a produção funcione. O final não escapa de ser espalhafatoso mas, comparando com outras produções do gênero, até que não ficou absurdo e teve alguns detalhes interessantes, como o medalhão que é devolvido para Lorraine por uma das meninas.

O filme acaba de ganhar um derivado, que mostra como a sinistra boneca Annabelle foi parar nas mãos do casal Warren. Bonecas demoníacas estão longe de ser uma novidade, mas Annabelle foi bem aproveitada pelo roteiro, para apresentar o trabalho de Ed e Lorraine e, depois, ameaçar a família dos investigadores em um momento de vulnerabilidade.


O vento segue soprando forte lá fora, mas como a luz não acabou, não está frio e nem há nenhum objeto movendo-se pelo quarto ou cheiro de podridão, acho que tudo ficará bem. Nota: 8.

No comments: