8/12/2014

Escudos


Muito bom o livro "Escudos dos Times do Mundo Inteiro"(Panda Books), de Rodolfo Rodrigues, que traz uma incrível coleção de 2500 distintivos de confederações, clubes e seleções de todo o mundo. Uma publicação como essa é imperdível para quem gosta de futebol e para quem, como eu, costumava cortar e guardar os escudinhos que saíam nos jornais e revistas. Várias edições de "Placar" que eu tinha foram devidamente recortadas por causa desse costume(só me arrependo de ter picotado o Guia da Copa de 90, que atualmente faz falta na minha coleção).

***

"Na 7ª divisão da Suécia, atacante marca 21 gols em um único jogo e bate recorde
(Fonte: ESPN.com.br)

Na última edição do Campeonato Brasileiro, o atacante Éderson, do Atlético-PR, foi o líder da artilharia, com 21 gols marcados. Entretanto, na Suécia, um jogador marcou o mesmo número de tentos em um único compromisso. Trata-se de Manzizila, que ajudou no impressionante triunfo do Kongo United sobre o Balrog Botkyrka, por 30 a 0, no último sábado, em partida válida pela Sétima Divisão.

"Oh, que divertido! Eu tinha feito doze gols contra eles antes, então eu sabia que havia uma chance de marcar. Meu irmão gêmeo Alex tocava a bola para mim o tempo todo, por isso, o mérito é dele", discursou o recordista, em entrevista ao jornal Aftonbladet.

O antigo recorde de redes balançadas no campeonato foi estabelecido em 1954, por Jim Nildén, que deixou sua marca 18 vezes. Entretanto, tal façanha foi igualada por Kjell Pettersson, em 1962.

Invicto há dez rodadas, o Kongo United possui 86 gols marcados e apenas oito sofridos. Artilheiro absoluto, Manzizila é responsável por 58 redes balançadas, mesmo tendo desfalcado seus companheiros em três compromissos."

No comments: