4/16/2014

Capitão América 2 - O Soldado Invernal

Fui ver "Capitão América 2 - O Soldado Invernal" ("Captain America: The Winter Soldier", 2014, Dur.: 136 min., Dir.: Anthony Russo e Joe Russo) e o filme é mesmo, como muita gente vem dizendo na internet, o melhor lançado pela Marvel até agora, superando até mesmo o dos Vingadores. A história foi muito bem construída, os personagens bem desenvolvidos e as cenas de ação espetaculares.

No começo da produção, encontramos o Capitão(Chris Evans) atuando como um agente da SHIELD ao lado da Viúva Negra(Scarlett Johansson) e discordando das ações tomadas pela organização e seu líder, Nick Fury(Samuel L. Jackson). Deslocado no tempo e desacostumado com os tons de cinza deste novo mundo, Steve Rogers acaba tornando-se figura central numa nova guerra, bem diferente da que ele participou anos antes. A partir de agora, o texto conterá SPOILERS!


O inimigo da vez é a Hidra, organização terrorista criada pelos nazistas na 2ª Guerra que infiltrou-se na SHIELD ao longo dos anos e agora está pronta para revelar-se ao mundo. Fury, o Capitão e vários outros são cruelmente caçados pelos agentes da Hidra, e precisam reagrupar-se para contra-atacar e acabar com os planos de dominação global dos inimigos.


O plano da Hidra é sinistro, e me lembrou do final de "X-Men" 2, quando Stryker e depois Magneto apontaram armas para as cabeças de inúmeros inocentes. O Capitão, a Viúva e Fury estão ótimos mais uma vez, e os novos personagens também. O Falcão(Anthony Mackie) e seu visual baseado no "Universo Ultimate" ficou muito bem na tela, a nova encarnação de Arnim Zola(Toby Jones) também funcionou e Robert Redford tem uma grande atuação como o político Alexander Pierce.


E o Soldado Invernal(Sebastian Stan) acabou sendo uma surpresa positiva, pois tinha desconfiança(pelo visto nos trailers) que sua presença não ficaria legal. Mas as cenas em que ele enfrenta o Capitão e seus amigos ficaram incríveis e a relação dele com Rogers foi mostrada de forma competente. A única personagem que ficou meio apagada foi Sharon Carter(Emily VanCamp), que pode ser melhor explorada num próximo filme.

E a máquina Marvel continuará em alta nos cinemas, pois são deixados ótimos ganchos para o próximo filme do Capitão e para o filme dos Vingadores, com uma cena que mostra o Mercúrio e a promissora Feiticeira Escarlate. Stan Lee mais uma vez esteve presente, e há uma mênção à Stephen Strange, o Dr. Estranho. A nota não poderia ser outra: é 10!


No comments: