11/24/2009

O Outro Lado do Espelho

Já falei aqui no blog várias vezes dos zumbis super-heróis, e hoje vou comentar sobre a primeira vez em que eles apareceram, no arco "O Outro Lado do Espelho", publicado nas edições 21 à 23 da revista do Quarteto Fantástico Milllennium(no original "Ultimate Fantastic Four"). Este arco saiu aqui no Brasil nas edições 56 à 58 de Marvel Millennium Homem Aranha.













Na história, escrita por Mark Millar e desenhada por Greg Land, o jovem Reed do universo Millennium(a Terra-1610) é enganado pelo Reed zumbi e constrói um portal ligando as duas dimensões. No começo, pensei que o Reed em questão era o do Universo Marvel regular. O Reed da Terra-1610 se transporta para o "Universo Zumbi" com a ilusão de que ganharia dicas de como ser um super-herói mas acaba indo parar num verdadeiro pesadelo, e se vê cercado por dezenas de heróis mortos-vivos.

O desavisado Reed só consegue escapar com vida deste encontro inicial porque é ajudado pelo Magneto daquele universo, um dos superseres que conseguiu resistir por mais tempo ao horror daquela situação e protegeu 3 humanos dos super zumbis.













Enquanto Magneto levava Reed para seu esconderijo, o Quarteto Fantástico zumbi utilizou o portal para invadir a Terra-1610. Os zumbis são contidos por Susan, Johnny e Ben, que então vão para o "Universo Zumbi", onde ajudam Reed e Magneto à enfrentar o Hulk e um verdadeiro exército de heróis transformados em monstros.

Combinando seus poderes, o Quarteto e Magneto conseguem voltar para o Edifício Baxter e reativar o portal, podendo assim deixar o mundo dos zumbis. O "Mestre do Magnetismo" decide ficar para trás, para destruir o teletransportador e impedir as criaturas de usá-lo. Assim, o Quarteto volta para sua dimensão acompanhado apenas dos 3 sobreviventes humanos.

O Quarteto zumbi ficou encarcerado no Edifício Baxter e pôde ser visto durante os arcos "A Tumba de Namor"(Marvel Millennium 59) e "Presidente Thor"(Marvel Millennium 63 e 65) antes de sua derradeira aparição, da qual falarei num próximo post.













- Gostei muito destas histórias, pelo texto inspirado de Mark Millar e pelos belos desenhos de Land(principalmente os da Mulher Invisível). É interessante notar que a Marvel(assim como a DC) tem inúmeras terras paralelas, conceito que quando bem utilizado pode gerar histórias espetaculares(como estas de Millar no Quarteto Millennium, das mini-séries dos Zumbis Marvel e algumas das aventuras dos Exilados).

No comments: